Diego Prado Visita Banco Popular de Indiaroba e Avalia Possibilidade para São Cristóvão
O vereador e pré-candidato a prefeito do município de São Cristóvão, Diego Prado, realizou uma visita ao Banco Popular de Indiaroba, acompanhado do prefeito Adinaldo Nascimento, para conhecer de perto o "Aratu", uma moeda digital implementada pela prefeitura local, cuja iniciativa busca combater desigualdades sociais, fomentar o desenvolvimento econômico e social, além de minimizar a pobreza e impulsionar a geração de emprego e renda.
O Banco Digital de Indiaroba e a Moeda Social Digital Aratu têm sido adotados pel gestão como estratégias para estimular a cadeia econômica local, envolvendo a produção, comercialização e consumo dentro do próprio município. Atualmente, mais de 230 estabelecimentos comerciais aceitam o Aratu, promovendo a circulação do dinheiro dentro da cidade e impactando positivamente a economia local.
O Aratu, primeira moeda municipal do Norte e Nordeste, tem paridade com o real, onde A$ 1 equivale a R$ 1. A moeda virtual também está disponível para beneficiários do Bolsa Família, proporcionando um cartão digital do Banco Popular de Indiaroba onde pagam uma taxa de 2%, abaixo da média cobrada por cartões convencionais, (5%), gerando um fundo revertido para a assistência social do município. Além disso, metade do salário do prefeito é pago nessa moeda, evidenciando o comprometimento da gestão com a iniciativa.
Diego Prado, ao conhecer a ideia, demonstrou interesse em explorar uma proposta semelhante para São Cristóvão. “A ideia é promover a circulação interna da economia municipal, estimulando o comércio local e proporcionando benefícios importantes para a comunidade. A experiência de Indiaroba já se tornou um case em associações e federações de municípios, sendo discutida em audiências e seminários temáticos na Câmara dos Deputados, e um exemplo do que pode ser feito em nosso município”, assegurou.
Fonte: Assessoria Parlamentar