Brasil deve alcançar produção recorde de grãos em 2025/26, com 353,4 milhões de toneladas

O Brasil está a caminho de registrar mais uma safra recorde de grãos, segundo o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção total estimada para o ciclo atual é de 353,4 milhões de toneladas, o que representaria um ligeiro crescimento de 0,3% em relação à safra anterior, que já havia sido positiva.
O resultado é reflexo da expansão da área plantada, que deve chegar a 83,3 milhões de hectares, cerca de 1,9% acima do volume do ciclo anterior. Apesar de a produtividade média nacional projetada apresentar uma redução de 1,5%, de 4.310 para 4.244 quilos por hectare, a composição da safra (com destaque para a soja) contribui para a estimativa de novo recorde.
Entre as principais culturas, a soja deve alcançar 178 milhões de toneladas, impulsionada por condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras e já com boa parte da colheita iniciada. A produção de milho tem previsão de 138,4 milhões de toneladas ao final do ciclo, apesar de uma leve queda em relação ao ano anterior, e a área destinada ao arroz e feijão mantém seu papel importante no conjunto da safra nacional.
Esse desempenho positivo consolida o agronegócio como um dos pilares da economia brasileira, com potencial impacto na segurança alimentar interna, na balança comercial e no abastecimento global de alimentos, reforçando a posição do país como um dos maiores produtores agrícolas do mundo.











