Alessandro Vieira pede convocação da esposa de Alexandre de Moraes à CPI do Crime Organizado

05/02/2026 às 14:21:00

O relator da CPI do Crime Organizado no Senado, o senador Alessandro Vieira (MDB), protocolou requerimentos solicitando a convocação da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Além da oitiva, o parlamentar também pediu o levantamento dos registros telefônicos, bancários e fiscais da advogada.

Nos documentos apresentados à CPI, Alessandro Vieira afirma que investigações da Operação Carbono Oculto indicam que o Banco Master teria sido capitalizado por meio de fraudes e recursos supostamente oriundos do tráfico de drogas. Segundo o requerimento, esses valores teriam sido operacionalizados pela gestora CBSF DTVM, antiga Reag Trust, por meio da emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

O relator aponta ainda a existência de indícios de que pagamentos realizados a uma sociedade de advogados possam ter origem ilícita, o que, em tese, poderia caracterizar o crime de lavagem de dinheiro, conforme previsto na Lei nº 9.613/1998. O documento destaca, inclusive, que o escritório teria recebido tratamento prioritário por parte da direção do banco, em detrimento de outros credores.

Para Alessandro Vieira, o conjunto de fatos exige esclarecimentos sobre uma possível prática de tráfico de influência e exploração de prestígio junto a instâncias superiores do Poder Judiciário e à cúpula da Administração Pública. A análise dos requerimentos caberá agora aos membros da CPI do Crime Organizado.

Com informações da CNN e do portal Fan F1.