Vitória de Hugo Motta na presidência da Câmara dos Deputados favorece projeto eleitoral de Gustinho Ribeiro para 2026

04/02/2025 às 16:56:39

A recente vitória do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) na presidência da Câmara dos Deputados, ocorrida no último final de semana em Brasília, traz um novo fôlego ao projeto eleitoral do deputado federal sergipano Gustinho Ribeiro (Republicanos) para as eleições de 2026. Com fortes laços de amizade com Hugo Motta e também com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que foi o padrinho do novo presidente na disputa, o parlamentar lagartense deve ser beneficiado pela presença de Motta à frente da mesa diretora, o que certamente o ajudará a conquistar posições privilegiadas na discussão de pautas e projetos em benefício de suas bases eleitorais, fortalecendo, assim, seu trabalho político em Sergipe.

Atualmente presidente do Republicanos em Sergipe e vice-líder da bancada, Gustinho Ribeiro contará com um apoio significativo para alavancar uma expressiva lista de candidatos a deputados federais e estaduais em Sergipe. O objetivo é manter o protagonismo do partido no centrão, por meio da eleição de representantes parlamentares no Estado.

Apesar das tentativas de setores da imprensa, influenciados pelo agrupamento Saramandaia de Lagarto, de criar uma imagem fantasiosa de que Gustinho Ribeiro estaria enfraquecido após a vitória de seu oponente, Sérgio Reis (PSD), nas últimas eleições municipais, a família Ribeiro continua a exercer um papel importante no cenário político sergipano. A família obteve uma votação superior nas eleições de 2024 em comparação a 2020, apesar do resultado desfavorável nas eleições municipais. Além disso, Dona Áurea Ribeiro permanece como deputada estadual, e seu pai, Luiz Augusto Ribeiro, continua no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Se as derrotas nas eleições municipais de Lagarto fossem um indicativo absoluto de fim de carreira política, a família Reis não estaria mais presente no mapa eleitoral, já que acumulou sucessivas derrotas na cidade ao longo das décadas, mesmo assim mantendo representação nos parlamentos. A verdade dos fatos precisa ser dita!

 

Por Flavão Fraga - FF Notícias