Sergipe registra avanços históricos no mercado de trabalho e amplia inclusão produtiva

Sergipe vem registrando resultados históricos no mercado de trabalho desde 2023, com crescimento do emprego formal, redução do desemprego e ampliação da inclusão da população vulnerável em vagas de trabalho. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), apontam que o estado alcançou indicadores inéditos nos últimos anos, impulsionados por investimentos, qualificação profissional e programas de empregabilidade.
Em março deste ano, Sergipe foi destacado como o primeiro colocado do Nordeste e o quinto do país na geração de empregos para jovens aprendizes, segundo informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O estado contabilizou 6.267 aprendizes, o equivalente a 1,74% dos vínculos formais de trabalho.
Outro marco foi registrado em novembro de 2025, quando o número de trabalhadores com carteira assinada ultrapassou, pela primeira vez, o total de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Naquele período, o estoque de empregos formais chegou a 360.527 trabalhadores, enquanto 351.651 famílias recebiam o benefício social.
Os indicadores também apontam redução significativa do desemprego. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, Sergipe atingiu a menor taxa de desocupação de sua história, chegando a 7,5% no quarto trimestre de 2025. No início de 2023, o índice era de 12%.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, os resultados refletem uma estratégia voltada à atração de investimentos e à geração de oportunidades. “O estado de Sergipe, hoje, tem os melhores números da sua história na geração de emprego e renda. A partir da gestão do governador Fábio Mitidieri, foi iniciado um processo de construção do desenvolvimento que nós estamos vivendo hoje, por meio da atração de empresas e novos investimentos”, afirmou.
De acordo com o secretário, entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2026 foram criados 47.180 novos postos de trabalho. Segundo ele, 98% dessas vagas foram ocupadas por beneficiários do Bolsa Família. “Isso mostra que Sergipe está criando muitas vagas e que elas estão sendo ocupadas pela população mais vulnerável, permitindo ascensão social. O maior programa social é o emprego”, destacou.
Entre as iniciativas voltadas à qualificação profissional está o programa Qualifica Sergipe, que já capacitou mais de 6,9 mil pessoas em 41 municípios. A ação oferece cursos gratuitos alinhados às demandas do mercado de trabalho e inclui auxílio de R$ 500 para transporte e alimentação durante o período de formação.
Uma das beneficiadas pelo programa foi Letícia Ribeiro, que participou do curso de operador de máquinas de calçados em Boquim e conquistou uma vaga de trabalho após a capacitação. “Achei uma oportunidade muito boa. Chegou no momento certo, porque eu não trabalhava. Essa oportunidade abriu portas e transformou totalmente minha vida”, relatou.
Voltado à inserção da juventude no mercado formal, o Programa Primeiro Emprego (PPE) oferece qualificação técnica e experiência prática em empresas parceiras. Os participantes recebem bolsa mensal de R$ 500 durante seis meses e parte dos jovens é contratada ao final do processo de aprendizagem.
Desde sua implementação, o PPE matriculou 1.342 jovens, dos quais 49% dos concluintes já ingressaram no mercado formal. Em 2026, um novo edital disponibilizou 1.780 vagas distribuídas em 12 municípios sergipanos. O programa também ganhou destaque nacional e internacional ao ser apresentado durante o G20 Social, em 2024, e receber reconhecimento por sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O jovem Alef Monte, de 21 anos, contou que conseguiu seu primeiro emprego após participar da iniciativa. “Todas as empresas pediam experiência e eu não tinha. O programa foi a oportunidade que eu precisava. Hoje, estou empregado, ajudando minha família e muito feliz por ter conseguido”, afirmou.
Outra ferramenta utilizada para ampliar a empregabilidade é a plataforma GO Sergipe, que reúne vagas de emprego, qualificação profissional e oportunidades para empreendedores. Desde seu lançamento, em março de 2025, o sistema já disponibilizou mais de 10 mil vagas de trabalho, registrou quase 50 mil trabalhadores cadastrados e promoveu mutirões do emprego em diversos municípios, fortalecendo o acesso da população ao mercado de trabalho e à geração de renda.
Fonte: Governo de Sergipe












