Sergipe recebe capacitação nacional para fortalecer gestão da assistência social

25/06/2026 às 16:54:00
Foto: Ascom Seasic

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizará nesta quinta-feira, 26 de junho, a capacitação “FNAS pelo Brasil”, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão financeira e orçamentária da política de assistência social nos municípios sergipanos. O evento acontecerá das 7h às 18h, no SergipeTec, em São Cristóvão, reunindo gestores públicos, profissionais de contabilidade, equipes financeiras e representantes dos conselhos municipais de Assistência Social.

A ação é promovida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). A programação integra o roteiro nacional do projeto FNAS pelo Brasil, que percorre estados brasileiros oferecendo suporte técnico e orientações sobre a execução dos recursos destinados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados à transparência na aplicação dos recursos públicos, planejamento financeiro, captação de recursos e gestão orçamentária. A proposta é aprimorar a execução das políticas públicas de assistência social e fortalecer a administração dos recursos nos municípios sergipanos.

Segundo a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, , a iniciativa representa uma oportunidade estratégica para qualificar a gestão socioassistencial no estado. “Uma gestão qualificada dos recursos públicos garante mais eficiência, transparência e melhores resultados para a população que depende dos serviços socioassistenciais”, destacou.

O projeto também busca fortalecer a parceria entre os governos federal, estadual e municipal na consolidação do SUAS, promovendo troca de experiências, alinhamento de procedimentos e maior segurança na execução financeira e na prestação de contas. A expectativa é ampliar a capacidade dos municípios de investir em serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade social.

Por meio das capacitações, gestores e técnicos têm acesso a informações atualizadas sobre normas, procedimentos e instrumentos de gestão da assistência social. O evento será realizado no SergipeTec, localizado na Avenida José Conrado de Araújo, nº 731, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão.

Fonte: Governo de Sergipe