Sergipe cria Monumento Natural Serra da Melancia e amplia proteção ambiental no sertão

17/06/2026 às 18:05:06
Foto: Thiago Santos

O Governo de Sergipe oficializou, nesta quarta-feira (17), a criação do Monumento Natural (Mona) Serra da Melancia, localizado no município de Gararu, no alto sertão sergipano, por meio do Decreto nº 1.484. A medida, assinada pelo governador Fábio Mitidieri, institui uma nova Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral com o objetivo de preservar a biodiversidade da Caatinga, proteger patrimônios culturais e religiosos da região e fortalecer ações de desenvolvimento sustentável.

A criação do Monumento Natural Serra da Melancia representa um avanço na política ambiental do estado e amplia a rede de áreas protegidas em Sergipe. Com aproximadamente 840 hectares, a unidade foi criada após estudos técnicos e consulta pública realizada em março deste ano junto à comunidade local. A proposta foi apresentada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com a Prefeitura de Gararu e a Energisa, por meio de ações de compensação ambiental.

Ao comentar a oficialização do monumento natural, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância estratégica da medida para a preservação ambiental do sertão sergipano. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a conservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. “Estamos protegendo uma área de grande importância ambiental, cultural e religiosa, fortalecendo a preservação da caatinga e promovendo um modelo de desenvolvimento que alia crescimento, responsabilidade ambiental e qualidade de vida para as futuras gerações”, afirmou.

A publicação do decreto ocorreu simbolicamente no Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado em 17 de junho. A data chama atenção para a necessidade de preservação dos recursos naturais nas regiões semiáridas, especialmente da Caatinga, bioma presente na Serra da Melancia e considerado um dos mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.

Além da relevância ecológica, a Serra da Melancia possui forte valor histórico, cultural e religioso para a população sertaneja. O local é tradicionalmente utilizado para romarias e peregrinações religiosas, sobretudo durante a Semana Santa, quando centenas de fiéis visitam a região anualmente. Com a criação da unidade de conservação, essas manifestações passam a contar com mecanismos institucionais de proteção e ordenamento.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Ingrid Feitosa, ressaltou que o decreto consolida um processo construído com participação social e diálogo com a comunidade. Segundo ela, a criação do monumento demonstra que é possível conciliar preservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento sustentável. A gestora também classificou a medida como um marco para a política ambiental sergipana.

De acordo com o decreto, caberá à Semac implementar as medidas necessárias para garantir a efetiva proteção da área, incluindo a criação do Plano de Manejo, da estrutura de gestão e do Conselho Consultivo da unidade. A Serra da Melancia está localizada às margens do Rio São Francisco, em uma das áreas mais emblemáticas do sertão sergipano, reunindo paisagens de grande beleza cênica, espécies nativas da fauna e flora e importantes recursos ambientais para a região.

Fonte: Governo de Sergipe