Segurança alimentar: Programa Prato do Povo alcança mais de 530 mil refeições entregues
O programa Prato do Povo, do Governo do Estado, alcançou um marco significativo ao entregar mais de 530 mil refeições, desde o mês de fevereiro quando os sergipanos de 21 municípios passaram a ser beneficiados. Entre os atendidos está Dona Cleonice Santos, que, após cuidar da roça e da família, dirige-se ao restaurante local para pegar as refeições que garantem a nutrição essencial para seus oito familiares.
Para ela, essas refeições são fundamentais para o equilíbrio do orçamento familiar e o bem-estar diário.
Com a atuação em 21 municípios, o programa do Governo do Estado tem sido uma ferramenta vital no combate à insegurança alimentar, oferecendo refeições balanceadas elaboradas por nutricionistas e provenientes da agricultura familiar. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), responsável pela execução do Prato do Povo, destaca o impacto positivo dessa política pública na vida de quem mais precisa, reforçando o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e o desenvolvimento social.
O sucesso do Prato do Povo é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar vidas. Com um investimento de mais de R$ 22 milhões e a distribuição de 4,2 mil refeições diárias, o programa mostra que, por meio da colaboração entre o governo e os municípios, é possível enfrentar a fome e promover uma Sergipe mais justa e digna para todos.
Atualmente, as refeições são preparadas todos os dias e distribuídas em pontos de entrega nos municípios de Cumbe, Graccho Cardoso, Canhoba, Pedrinhas, Santana do São Francisco, Muribeca, Ilha das Flores, Feira Nova, Pedra Mole, Arauá, Macambira, São Miguel do Aleixo, General Maynard, Pinhão, Telha, Siriri, São Francisco, Santa Rosa de Lima, Itabi, Malhada dos Bois e Nossa Senhora Aparecida.