Secretário de Cultura, Valadares Filho, celebra entrega da 1ª etapa da revitalização do Centro de Criatividade em Aracaju

23/06/2026 às 14:14:53
Resumo: Governo de Sergipe investe R$ 3,8 milhões em obra que moderniza espaço histórico voltado à cultura nordestina

O secretário especial da Cultura, Valadares Filho, celebrou a entrega da primeira etapa da revitalização do Centro de Criatividade, em Aracaju, realizada pelo Governo de Sergipe.

A obra, executada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), recebeu investimento de R$ 3.838.812,00, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), integrando o conjunto de ações do Estado voltadas à modernização dos equipamentos culturais e ao fortalecimento das manifestações artísticas e populares.

As intervenções tiveram início em março deste ano e contemplaram a ampliação da concha acústica e do palco, reforma do telhado, revitalização das escadarias, implantação de novo pórtico de entrada, modernização da iluminação externa, paisagismo e melhorias na segurança e na visibilidade do público. Também foram realizadas ações de preservação da memória cultural, como o restauro da escultura de Clemilda e a revitalização de obra de Aglaé Fontes em grafite.

Segundo o governo, a requalificação do espaço amplia a capacidade de uso do Centro de Criatividade, especialmente para eventos de grande porte, como apresentações culturais e concursos de quadrilhas juninas, além de fortalecer atividades de formação artística e convivência comunitária.

O secretário Valadares Filho destacou que a entrega representa mais um avanço na política cultural do Estado, com impacto direto na valorização dos artistas e na democratização do acesso à cultura.

A solenidade contou também com a participação do governador Fábio Mitidieri, que ressaltou a importância da revitalização para a preservação da identidade cultural sergipana e o incentivo às tradições populares.