Restaurante Popular Frei Miguel garante alimentação de qualidade a preço acessível em Socorro

Com o compromisso de garantir alimentação digna e acessível à população em situação de vulnerabilidade, o Restaurante Popular Frei Miguel, localizado no bairro João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, se destaca como um importante equipamento social no município. Gerenciado pela Secretaria da Família, da Inclusão e da Assistência Social, o espaço oferece diariamente 500 refeições de segunda a sexta-feira, a um valor simbólico de R$ 1.
O Restaurante Popular contribui para a redução da desigualdade social e o fortalecimento da inclusão, além do benefício direto na segurança alimentar da população. O secretário da Família, da Inclusão e da Assistência Social, Gledson Oliveira, destaca que o serviço é essencial para garantir dignidade a quem mais precisa. “Esse é um equipamento muito importante para a população, totalmente custeado pela Prefeitura, e que consegue contemplar a população de todo o município”, salientou o secretário.
Localizado em um ponto estratégico da cidade, o restaurante criado em 5 de janeiro de 2009, atende trabalhadores, desempregados, idosos e demais cidadãos que precisam de uma alimentação nutritiva e acessível. “Temos 500 refeições preparadas aqui mesmo, com toda a higiene e segurança alimentar. Aqui há um cardápio mensal, elaborado pelas duas nutricionistas, juntamente com a técnica em nutrição, aprovado pelos integrantes da gestão. O nosso público alvo é a população mais vulnerável, por isso a importância desse restaurante, com um preço acessível, mas como somos portas-abertas, nós recebemos todas as pessoas”, a assistente social, Lucélia Maia.
O cardápio é balanceado e elaborado por nutricionistas, garantindo refeições saudáveis e variadas, compostas por arroz, feijão, proteína, salada e acompanhamentos, além de suco e uma sobremesa. “Eu como aqui direto e não temos o que falar da alimentação balanceada e rica em vitaminas, principalmente para nós, mais idosos, que precisamos de nutrientes específicos que encontramos aqui”, admitiu o aposentado, Jildenor dos Santos, que frequenta o ambiente há mais de dois anos.
Impacto social
Com um atendimento humanizado e um ambiente organizado, o Restaurante Popular de Nossa Senhora do Socorro segue cumprindo sua função social, sendo um apoio fundamental para centenas de famílias que buscam uma refeição equilibrada e acessível todos os dias. “A principal função é a social para que seja dada às pessoas, pelo menos, uma refeição ao dia”, disse o secretário Gledson.
Para Ivonete Meneses, moradora do bairro João Alves, o restaurante tem sido essencial. “Se me perguntarem o cardápio de segunda a sexta, eu sei de cor. Foi um divisor de águas para mim, que não posso comprar comidas todos os dias. Eu não tenho renda fixa, é uma refeição essencial e estar aqui, com minhas amigas, é muito importante”, conta.
O equilíbrio alimentar no prato faz Tereza Santos frequentar todos os dias o restaurante. “Todos os dias eu tenho um prato diferente, equilibrado e que não vai prejudicar nossa saúde. Além disso, eu dou muita risada e tenho qualidades de vida”, disse a dona de casa.
A segurança do local é reforçada por agentes da Guarda Municipal, presentes no local, garantindo o ambiente seguro para trabalhadores e beneficiados.
Fonte: https://socorro.se.gov.br/
