Prefeitura de Socorro reforça diálogo com Sintese em mesa de negociação

11/02/2026 às 16:21:07

Reforçando a manutenção do diálogo e transparência entre a gestão e os servidores municipais, a mesa de negociação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro se reuniu, nesta quarta-feira, 11, com representantes do Sindicato de Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Realizada no Centro Administrativo José do Prado Franco, esta foi a primeira reunião com a categoria do magistério em 2026. 

A mesa de negociações do município é composta pelo vice-prefeito Elmo Paixão, que preside a comissão, pelos secretários José Toledo (Governo), Heitor Santana (Fazenda), Thiago Menezes (Administração), além do procurador-geral do município, Carlos Krauss, e do secretário ou representante da pasta relacionada à referida categoria. 

No encontro, os representantes da gestão ouviram as reivindicações do sindicato e se colocaram à disposição para avaliar os pontos apresentados e, dentro das possibilidades da administração municipal, analisar a melhor forma para resolução das demandas. Após a conversa, ficou acordado que os representantes do sindicato apresentarão oficialmente, em cerca de dez dias, novas propostas a serem discutidas com a comissão. 

De acordo com o vice-prefeito Elmo Paixão, esta primeira reunião da mesa de negociação marca o início do processo de diálogo, garantindo que as necessidades do magistério sejam pontuadas e ouvidas. “Iniciamos hoje a mesa de negociação para ouvir o Sintese e dar início à abertura desse diálogo, zelando pela harmonia e transparência entre a gestão e os representantes sindicais. Nosso compromisso é sempre manter uma relação de respeito, buscando alinhar as demandas da categoria às condições administrativas da gestão”, enfatiza.  

Avanços na educação

O secretário adjunto da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Altemar José dos Santos, que representou a pasta durante a reunião, reforça que o foco da gestão é trabalhar, de forma conjunta com a categoria, na construção de uma educação efetiva e no aumento dos índices de aprendizagem em Socorro. Ele destaca os resultados do programa Alfabetizar pra Valer, do Governo do Estado, como reflexo do empenho de toda a gestão para o desenvolvimento do ensino na rede municipal. 

“Desde o início, nós buscamos trabalhar o planejamento de rede. Quando fazemos isso juntos, a qualidade da educação no nosso município só tende a melhorar. A prova disso são os resultados que obtivemos com as avaliações do programa Alfabetiza Pra Valer. Houve escola que, quando assumimos a gestão, tinha pontuação 1.9, e, ao final do ano, subiu para 7.2. Isso demonstra que o trabalho foi feito, dando suporte ao professor e garantindo, claro, que o aluno aprenda”, ressalta Altemar.