Prefeitura de Socorro realiza 15ª Conferência Municipal da Assistência Social

Na tarde desta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas) e do Conselho Municipal, realizou a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social, voltada para discutir temas de relevância na área, dando voz aos moradores do município. O evento aconteceu no salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no bairro João Alves.
O prefeito, Samuel Carvalho, explica que este é um momento de escuta e diálogo, a fim de entender as demandas das população, mais especificamente os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo ele, o tema do encontro é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, que tem como principal objetivo pensar políticas públicas que possam melhorar os serviços ofertados nos equipamentos sociais.
“Este é um evento muito importante da Secretaria da Assistência Social que visa contribuir positivamente para que o SUAS possa, cada vez mais, prestar um serviço de qualidade para todos os usuários dos equipamentos no município de Socorro. Aqui, nós vamos ouvir, entender o que precisamos melhorar e levar essa demanda adiante. A Assistência Social cumpre um papel fundamental na vida de quem mais precisa, que vive em situação de vulnerabilidade, então esse trabalho é essencial para o processo da nossa cidade”, afirma Samuel.
O secretário da Semfas, Gledson Oliveira, afirma que a Conferência acontece durante dois dias, 10 e 11 de julho. Segundo ele, também foi realizada uma reunião com os usuários para incentivá-los a participar do encontro e levar suas demandas, contribuindo para a construção de políticas públicas efetivas.
“A conferência municipal é o ponto máximo de encontros dos usuários do SUAS, onde traçamos as metas do próximo ano e também avaliar os pontos positivos e negativos e assim fazer um planejamento futuro. Além disso, são escolhidos dez delegados para a etapa estadual e depois a nacional, que acontece em Brasília. Este é um fórum deliberativo. Durante os dois dias, estaremos tratando sobre o fortalecimento do sistema e os benefícios para a população”, explica Gledson.
Transformação social
A moradora do bairro Jardim, Maria Cecília de Oliveira, que também é representante da comunidade Alto da Boa Vista, parabenizou a gestão e destacou a importância da conferência. “Estamos precisando de muitas melhorias no bairro Jardim. Sabemos que isso acontece aos poucos, mas é por isso que estamos aqui. Esta é a oportunidade que nós temos para apresentar tudo que precisamos. Sabemos que uma pessoa só não consegue resolver tudo, por isso estamos dispostos a ajudar como for preciso, mostrar as propostas e a gestão conseguir trazer recursos porque é isso que transforma a sociedade”, disse.
A aposentada, Mair Vieira dos Santos, diz que faz parte do grupo de idosos do bairro Jardim e chegou animada para participar do evento. “Tivemos a reunião semana passada, no Cras, e hoje estamos aqui para apresentar o que precisa melhorar na nossa região, principalmente no Cras. Precisamos de oficineiros, por exemplo, também precisamos de uma estrutura melhor, tudo isso deve ser falado aqui”, afirmou.
Fonte: Secom / Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro