Prefeito Samuel Carvalho comemora publicação do edital de licitação para obra histórica do Guajará

29/08/2025 às 10:10:50

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, comemorou a publicação do edital de licitação para as obras de terraplenagem, pavimentação e drenagem dos bairros Guajará e Santa Inês. O documento foi divulgado nesta sexta-feira, 29, no Diário Oficial do Estado, após anúncio do governador Fábio Mitidieri, e marca um avanço para a realização da obra, que será viabilizada pelo Governo Estadual, por meio do programa Acelera Sergipe.

 

Com um projeto que contempla 122 ruas, a intervenção irá levar mais de 260 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica à região, que há décadas sofre com a falta de infraestrutura básica. Com a execução, a expectativa é de melhoria significativa na mobilidade urbana, redução de problemas causados pela poeira e pela lama em períodos de chuva, além de mais qualidade de vida para os moradores. 

 

A notícia foi recebida com alegria pelo prefeito Samuel Carvalho, que destacou a representatividade da obra para o município e para o estado. “Quero agradecer ao governador Fábio, porque esse gesto não é apenas com o povo socorrense, mas, em síntese, com todo o povo sergipano. Em outros municípios sou abordado por pessoas perguntando quando a obra do Guajará será iniciada, esse é um anseio geral. Aproveito para parabenizar o Governo pela preocupação em fazer uma licitação de forma correta, com os prazos bem estabelecidos, para que uma empresa de renome possa executar essa obra e termos um serviço de extrema qualidade”, pontuou o gestor. 

 

Ao anunciar a publicação do edital, o governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância da obra para transformar a realidade dos moradores da localidade. “O povo do Guajará merece sair da poeira, quer sair da lama, quer ter saneamento, dignidade e qualidade de vida, e é isso o que essa obra representa. Um investimento de R$ 176 milhões, e mais R$ 50 milhões da parte da Iguá. Uma obra gigantesca, que vai ser a segunda maior obra em execução no estado de Sergipe. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao povo do Guajará, que merece e anseia por isso há 30 anos, e a gente vai realizar”, afirmou.

 

A licitação será por técnica e preço, e no dia 20 de outubro acontecerá a primeira sessão de abertura dos envelopes, seguida pela etapa de análise técnica, recursos, análise da proposta de preço e os demais procedimentos, até chegar na contratação da empresa e na ordem de serviço. A expectativa é que o trâmite dure cerca de dois meses. 

 

“Optamos por técnica e preço diante da complexidade da obra, essa não é uma obra qualquer, é um solo argiloso, é uma obra de dois anos de execução, essa é a previsão contratual. Fizemos um edital que passou pela PGE, muito bem elaborado, com as exigências técnicas para que a gente tenha boas empresas concorrendo, e que tenhamos qualidade na execução da obra”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto. 

 

Agilidade e eficiência

 

As tratativas para viabilizar a obra começaram logo no início do ano. No dia 8 de janeiro, o governador Fábio Mitidieri anunciou a inclusão do projeto no programa Acelera Sergipe, marco que abriu caminho para os passos seguintes. Poucos dias depois, o prefeito Samuel Carvalho e o secretário municipal de Infraestrutura, Rosman Pereira, se reuniram com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, quando foi definido que a Prefeitura ficaria responsável pela entrega dos projetos. 

 

De forma ágil e eficiente, no mês de abril a gestão municipal concluiu e apresentou a documentação, permitindo o avanço do processo. Já a autorização para a abertura da licitação foi anunciada em 4 de julho, durante a edição do programa Sergipe é Aqui no município.