Prefeito de Itabaianinha recebe adesão de mais dois vereadores e grupo de Thiago de Joaldo passa a ser minoria

03/11/2025 às 23:45:54

 

O grupo liderado pelo deputado federal Thiago de Joaldo em Itabaianinha acaba de sofrer mais uma derrota política. Após ter sido derrotado nas urnas municipais em 2024, com a vitória expressiva do atual prefeito Eraldo do Frigorífico (União Brasil) — que pôs fim a uma hegemonia de 28 anos do mesmo grupo político à frente da Prefeitura —, a oposição volta a encolher dentro do Legislativo.

Com a adesão do presidente da Câmara, vereador Gerson Félix, e do vice-presidente, André Souza, à base de apoio do prefeito, Eraldo do Frigorífico passa a contar com 8 dos 13 vereadores que compõem o Parlamento Municipal. A nova configuração garante ao gestor maioria sólida, ampliando sua governabilidade e enfraquecendo ainda mais o bloco dos irmãos “Joaldos”.

Após quase quatro décadas de domínio político em Itabaianinha, o grupo de Thiago e Danilo de Joaldo vê seu último reduto de influência ruir. A Câmara, antes utilizada como principal trincheira de resistência, agora se alinha majoritariamente ao governo municipal, proporcionando ao prefeito mais tranquilidade para executar projetos e ações prometidas à população.

Thiago de Joaldo, que tenta se projetar como possível pré-candidato ao Governo do Estado, enfrenta um cenário político cada vez mais adverso: enfraquecido na política sergipana, perdendo o apoio de várias prefeituras — inclusive a de sua terra natal — e vendo sua base parlamentar se desfazer em Itabaianinha, cidade que por muitos anos ele e seu grupo aparentavam considerar seu “quintal político”.