Prefeita de Umbaúba exonera secretário de Saúde e aciona Segurança Pública para investigar atuação profissional sem CRM

18/06/2026 às 16:54:12

A prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, anunciou nesta quinta-feira (18) uma série de medidas administrativas e legais após vir a público a denúncia de que um profissional sem o devido registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) realizou atendimentos na Clínica 24 Horas Dr. José Nailson Moura. O caso ganhou repercussão após o falecimento de Quitéria Barbosa da Costa, de 60 anos, que havia sido atendida e medicada na unidade pública de saúde.

Em pronunciamento oficial realizado hoje, a chefe do Executivo municipal informou que se reuniu pessoalmente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para solicitar que o caso de suposta atuação irregular seja investigado com o máximo rigor. "É inadmissível que criminosos brinquem com a saúde do nosso povo umbaubense", declarou a prefeita, assegurando que não haverá qualquer tipo de privilégio ou proteção a envolvidos.

Exonerações e rescisão contratual nesta quinta-feira

Como primeiras providências imediatas tomadas no dia de hoje, a prefeita Juliana Cardoso determinou a rescisão do contrato do médico oficialmente escalado para o plantão, o Dr. Marcos Tadeu Soares Nunes. Além disso, foram oficializadas nesta quinta-feira as exonerações do Secretário Municipal de Saúde e da Médica Responsável Técnica pela unidade de saúde onde ocorreu o fato.

"Caso seja identificada a responsabilidade de outros integrantes da gestão, todos responderão rigorosamente pelos seus atos na forma da lei", enfatizou.

Entenda o caso

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil e pelo Portal SE Notícias, o homem investigado teria atuado de maneira irregular na unidade pública utilizando o carimbo médico de seu próprio irmão, que possui inscrição regular no órgão de classe. De acordo com a nota emitida pela Prefeitura, o profissional possuía apenas o Registro do Ministério da Saúde (RMS). Essa credencial limita a atuação estritamente à atenção básica (como consultas ambulatoriais e ações preventivas em equipes de PSF/ESF), sendo vedada a atuação em plantões de urgência e emergência.

A paciente Quitéria Barbosa da Costa deu entrada na Clínica 24 Horas, onde recebeu o primeiro atendimento. Horas após ser liberada, a idosa retornou à unidade de saúde com um quadro clínico agravado e veio a falecer no local. Um vídeo gravado por um dos filhos da vítima teria registrado o momento em que o homem admite a utilização do carimbo de terceiros.

A Delegacia de Polícia Civil do município está à frente do inquérito para apurar a ocorrência de exercício irregular da profissão. Ao final de seu pronunciamento, a prefeita Juliana Cardoso prestou solidariedade à família da vítima: "Me solidarizo profundamente com a família da vítima e digo que contem comigo em busca de justiça. Nosso compromisso segue firme em busca da saúde e o bem-estar das nossas famílias", concluiu.