População comemora início da obra de UBS e cuidados com a saúde do povo do Fernando Collor

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro já iniciou as obras de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte II, localizada na praça Valmes França dos Santos, no bairro Fernando Collor e a expectativa da população é alta. Com área total de 1.873 m², sendo 500 m² de área construída, a intervenção vai preservar os espaços verdes e as áreas de convivência existentes na Rua 4 e proporcionar mais cuidados à saúde da comunidade.
Com previsão de conclusão para 1º de fevereiro de 2026, a unidade foi projetada para atender aproximadamente seis mil famílias atualmente fora da cobertura das equipes de Saúde da Família. Classificada como UBS Porte II, terá capacidade para receber entre sete mil e 14 mil habitantes, comportando de três a quatro equipes.
A socorrense Ana Paula de Jesus acredita que a nova unidade irá melhorar o fluxo de atendimento e suprir a alta demanda da região. “Aguardo um assistencialismo de ponta, como o prefeito falou, para que as pessoas não precisem ficar de madrugada na porta do posto e tenham suas necessidades atendidas”, ressaltou a moradora, que possui um filho autista e será uma das beneficiadas.
Para a dona de casa Denilma Ferreira da Silva, ter a unidade mais perto de casa será um ganho em praticidade e otimização do tempo, já que seu esposo possui problemas de deslocamento e já perdeu muitos atendimentos por não ter como ir a locais mais distantes. “Já aconteceu duas vezes de ele ficar sem a consulta, porque eu mesma não tenho condições de levá-lo e isso acaba prejudicando o processo de recuperação dele. A chegada dessa UBS vai ser um benefício muito importante para a nossa comunidade”, reforçou.
Com um investimento que ultrapassa R$ 1,8 milhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura, responsável pela doação e preparação do terreno, o projeto prevê recepção e sala de espera, salas de vacinação, amamentação, práticas coletivas, atendimento individual e acolhimento, espaço lúdico e três consultórios odontológicos.
Também serão construídos farmácia com dispensação interna e externa, consultórios indiferenciados, ginecológico e multiprofissional (Sala Lilás), salas para curativos, aplicação de medicamentos, coleta de exames, escovódromo, setores administrativos, copa, integração das equipes, almoxarifado, esterilização, limpeza, depósito de material de limpeza (DML), banheiros acessíveis e outras áreas técnicas.
Para José Francisco Santos de Souza, conhecido como Zé do Fogo, comerciante da região há 35 anos, o novo posto de saúde vai melhorar a vida de todos, principalmente dos mais idosos. “Isso aqui vai melhorar a vida de todo mundo. Quando precisar levar uma criança ou uma pessoa mais idosa ao médico, vai ser bem mais prático e seguro. Esse é o verdadeiro significado de um benefício à população”, reforçou.
Revitalização da praça
Com recursos próprios no valor de R$ 100 mil, a Prefeitura também executará a reurbanização da praça ao lado da futura UBS, em uma área de aproximadamente 49 metros de comprimento por 40 de largura.
O projeto contempla quatro ambientes distintos: um playground infantil, academia ao ar livre, pergolado com bancos para descanso e socialização, além de mesas para jogos. A proposta visa criar um espaço acolhedor e multifuncional, que atenda a diferentes faixas etárias e promova a integração da comunidade.