O mesmo instituto que cravava a vitória de Rogério em 2022, agora faz pesquisa de avaliação sobre governo Mitidieri
Em uma pesquisa feita em uma metodologia de coleta aparentemente frágil, estabelecida através da internet, e utilizando de expediente de tráfego pago, o Instituto AtlasIntel agora publica uma pesquisa de avaliação de governadores de diversos estados brasileiros.
Se pesquisas feitas em campo, com amostra que inclui aqueles que não tem acesso de internet, às vezes resultado não traduz corretamente a realidade social. Então, o que podemos concluir sobre este tipo de pesquisa feita pela internet? É algo a se refletir... Seria um resultado seguro realmente?
A nosso ver, seria uma metodologia mais induzida, uma vez que seria muito focalizada nos grandes centros urbanos, não encontrando eco nos grotões que não estão imersos na realidade virtual.
Este instituto, que errou feio nas eleições 2022, cravando uma vitória de Rogério para o governo que não aconteceu, agora coloca Fábio com uma avaliação mediana de 45% de aprovação. A consulta apresenta Mitidieri, supostamente, como o quinto colocado entre os governadores do nordeste.
O que causa espécie, é que no mês de julho de 2023, o renovado Instituto Véritas realizou uma pesquisa avaliativa sobre governadores e o resultado em Sergipe foi totalmente diferente. Nesta pesquisa, o governador Fábio Mitidieri alcançou uma taxa de 69,8% de aprovação pela população sergipana, se destacando no Nordeste, obtendo a segunda maior taxa de aprovação na região, ficando apenas atrás do estado do Piauí, que conquistou 76% de aprovação.
Sem querer condenar o trabalho do instituto IntelAtlas, mas diante de tais fatos, cabe uma reflexão maior acerca dessa tal pesquisa divulgada pela IntelAtlas. Será que ela merece ser acreditada? Eis a questão...
Vejam abaixo os dados da pesquisa que o Instituto AtlasIntel errou o resultado eleitoral em 2022: