Município de Nossa Senhora do Socorro foi selecionado para integrar Projeto AdaptAÇÃO

Recentemente, o município de Nossa Senhora do Socorro foi selecionado para integrar o Projeto AdaptAÇÃO. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, e integra o Plano Clima Adaptação - Cidades, o qual vai beneficiar cerca de 12,3 milhões de pessoas em 69 municípios do país, dando apoio na incorporação da adaptação climática ao planejamento urbano, contribuindo para reduzir desigualdades e fortalecer a resiliência das cidades.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Alan Fontes, em um momento em que o mundo discute as mudanças climáticas, como aconteceu durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas – COP30, Nossa Senhora do Socorro dá um passo importante para fortalecer sua capacidade técnica e construir uma cidade mais sustentável, planejada e preparada para o futuro. Segundo ele, o projeto visa incluir, na política urbana, estratégias de adaptação às mudanças do clima.
“Socorro se destacou por iniciativas já em andamento, como o mapeamento arbóreo urbano, que registrou 4.240 exemplares. Essas informações ajudam a identificar áreas e pontos de calor sem sombra, contribuindo para o planejamento de ações que vão melhorar o conforto térmico na cidade. Com este apoio, o município receberá assessoria técnica para aprimorar seus instrumentos de planejamento urbano, como o zoneamento, o macrozoneamento e o plano de expansão urbana. A inserção do município nessas ações fortalece o planejamento urbano, permitindo minimizar riscos, identificar pontos críticos e buscar soluções que tornem a cidade mais segura, resiliente e preparada para o futuro”, completou Alan.
Projeto AdaptAÇÃO
O Projeto AdaptAÇÃO foi apresentado durante a COP30, que aconteceu em Belém, como exemplo de política pública inovadora, aliando ciência, gestão pública e participação social em prol de um desenvolvimento urbano mais sustentável, inclusivo e justo. Nossa Senhora do Socorro ficou entre as 14 cidades do nordeste selecionadas para o projeto, reafirmando o compromisso da gestão que segue atenta às inovações em prol do meio ambiente.











