Morre Diógenes Brayner, referência do jornalismo político em Sergipe

25/06/2026 às 08:56:23
Resumo: Com mais de seis décadas dedicadas a escrever sobre o cenário político sergipano e nacional, fez escola no jornalismo local, tornando-se referência para gerações de comunicadores. Brayner foi um dos pioneiros na criação de portal próprio e independente no jornalismo político.

O jornalismo de Sergipe perdeu, na noite da quarta-feira (24), um dos seus grandes representantes. O jornalista Diógenes Brayner morreu aos 79 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas.

O velório acontece no Velatório Osaf, e a cerimônia de cremação será realizada às 15h, no Crematório Vila da Paz, no município de Itaporanga d’Ajuda.

Após a confirmação da morte, diversas autoridades, personalidades e profissionais da comunicação manifestaram pesar por meio das redes sociais e de notas públicas, destacando a trajetória, o profissionalismo e a relevância de Diógenes Brayner para a história do jornalismo em Sergipe.

Uma vida dedicada à informação e à política

Natural de Petrolândia, em Pernambuco, Diógenes Brayner construiu uma carreira de mais de 60 anos no jornalismo. Formado em Comunicação Social no Recife, tornou-se um dos principais nomes da cobertura política em Sergipe e no Nordeste.

O jornalista chegou ao estado em 1982 e passou a acompanhar de perto os principais acontecimentos políticos, tornando-se reconhecido pelo olhar analítico, pela apuração cuidadosa e pelo conhecimento dos bastidores do poder.

Ao longo da carreira, atuou como colunista, editor e fundou o Portal Faxaju, veículo que se consolidou como um dos primeiros espaços independentes dedicados ao jornalismo político em Sergipe.

Reconhecido como um dos decanos da imprensa estadual, Diógenes Brayner deixa um legado de compromisso com o jornalismo, defesa da informação de qualidade e uma contribuição marcante para a comunicação e a democracia em Sergipe.