Hospital de Cirurgia realiza primeiro transplante de rim após 13 anos em Sergipe

07/01/2026 às 18:57:12

Procedimento com doador falecido marca retomada histórica dos transplantes e reforça investimentos do Governo do Estado na saúde pública

Na noite desta terça-feira, 6, o Hospital de Cirurgia realizou o primeiro transplante de rim após 13 anos sem a execução desse procedimento com doador falecido em Sergipe. A conquista representa um avanço histórico para a saúde pública estadual e simboliza a retomada de procedimentos de alta complexidade na rede assistencial.

O resultado é fruto do contrato firmado entre o Governo do Estado e o Hospital de Cirurgia, que prevê um investimento anual superior a R$ 241 milhões, garantindo a ampliação e o fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Além dos transplantes de rim e fígado, o contrato assegura a realização de quase 700 procedimentos hospitalares por mês, incluindo cirurgias de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e outras especialidades. Também estão contemplados diversos exames diagnósticos, como laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, tomografia e ressonância magnética.

O acordo ainda garante o custeio integral do ambulatório do Hospital de Cirurgia pelo Governo do Estado, ampliando o acesso aos serviços de saúde, fortalecendo a rede pública e, sobretudo, salvando vidas.