Governo de Sergipe inaugura centro especializado em saúde para profissionais da segurança pública

17/06/2026 às 18:05:06

O governador Fábio Mitidieri inaugurou, nesta quarta-feira (17), em Aracaju, o Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador da Segurança Pública (Cirast), unidade especializada no atendimento à saúde física e mental de profissionais das forças de segurança pública e de seus familiares. Com investimento de R$ 2,13 milhões, o novo equipamento foi implantado no bairro Ponto Novo e passa a funcionar como espaço de acolhimento, prevenção, reabilitação e acompanhamento multiprofissional voltado aos servidores da área.

Instalado na Avenida São João Batista, o Cirast possui estrutura de 353,31 metros quadrados distribuída em dois pavimentos. O centro reúne consultórios, ambulatórios, salas terapêuticas, espaços de fisioterapia e ambientes especializados para atendimento humanizado. A proposta é oferecer suporte integral aos trabalhadores da segurança pública, considerando os impactos emocionais e físicos provocados pela rotina profissional.

Durante a inauguração, o governador Fábio Mitidieri destacou que o novo espaço representa um avanço na política de valorização dos profissionais da segurança pública em Sergipe. Segundo ele, o investimento fortalece o cuidado com os servidores responsáveis pela proteção da população. “Esse é um espaço de acolhimento e preservação da vida de quem cuida da nossa vida. Segurança pública também se faz com políticas públicas voltadas ao bem-estar dos profissionais”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, João Eloy, ressaltou que o fortalecimento da estrutura ocorre diante da crescente demanda pelos serviços especializados. De acordo com ele, nos últimos três anos foram realizados mais de 70 mil atendimentos, número que evidencia a necessidade de ampliação do suporte oferecido aos agentes de segurança e seus familiares. O gestor também destacou os investimentos realizados pelos governos estadual e federal na área.

A diretora do Cirast, Iolanda Aragão, afirmou que o cuidado com a saúde física e mental dos trabalhadores é fundamental para garantir melhores condições de atuação profissional. Segundo ela, a inauguração da nova sede representa um marco na política de atenção aos servidores da segurança pública, fortalecendo ações de prevenção, acolhimento e promoção da qualidade de vida.

O centro atende policiais militares, policiais civis, peritos oficiais, bombeiros militares e familiares impactados por situações relacionadas à atividade profissional. A equipe multidisciplinar é formada por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas complementares e arteterapeutas. Além dos atendimentos individuais, o Cirast também promove rodas de conversa, ações coletivas e atividades pedagógico-terapêuticas voltadas ao fortalecimento emocional dos profissionais.

Com 25 anos de atuação como terapeuta holística e policial civil, Vilma Maria Oliveira destacou a importância de reconhecer os sinais de desgaste emocional para buscar ajuda especializada. O 2º tenente da Polícia Militar, Elenilton Dantas, que utiliza os serviços da unidade junto à família, reforçou a relevância do acompanhamento contínuo. Segundo ele, o suporte oferecido pelo Cirast contribui para que os profissionais se sintam acolhidos e mais preparados para lidar com as pressões da atividade policial.

Fonte: SSP/SE