Governo de Sergipe apresenta Agenda Estratégica de Inovação e fortalece ações para o setor público e produtivo

21/10/2025 às 16:12:01

O Governo de Sergipe apresentou nesta terça-feira, 21, a Agenda Estratégica de Inovação do Estado - uma série de ações e projetos que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável, atrair investimentos, reduzir desigualdades e fortalecer a cultura de Inovação no setor público e produtivo. 

A apresentação foi feita pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), e aconteceu durante a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, sediada pelo Estado de Sergipe. O evento também englobou a realização da ELI Summit, um espaço de fortalecimento da inovação, empreendedorismo e indústria local.

A Agenda de Inovação visa o fortalecimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio do ‘Sergipe Conectado’, governança da Inovação, fomento a startups e empresas, ambiente regulatório moderno, eficiência pública, transparência e controle. Ela decorre do decreto de regulamentação da Lei Estadual de Inovação, de nº 9.496/2024, que propõe instrumentos de estímulo à inovação; regras de contratação de soluções inovadoras; regras para prestação de contas simplificada; e implementação do Sandbox Regulatório Estadual.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, ressaltou a importância da regulamentação da Inovação para Sergipe. “O tema da Inovação é absolutamente estratégico para que a gente diversifique economicamente, agregue valor às nossas cadeias produtivas. Este encontro tem sido importante para que, nesta semana, a gente discuta todo o papel que a inovação tem para nossa indústria, para avançar na diversificação da nossa economia, contribuir para a transformação do Estado e, com tudo isso, fazer com que sejamos ainda mais efetivos no fortalecimento das políticas públicas e dos compromissos que temos com a população”, enfatizou.

Ações de fortalecimento

As ações estratégicas propostas na agenda incluem a implantação do Laboratório e Hub de Inovação de Sergipe, integrando universidades, centros de pesquisa e setor produtivo; lançamento de editais de fomento à inovação, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e com recursos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), para estimular educação, empreendedorismo e pesquisa aplicada; engajamento do estado a partir de polos de inovação, por meio de expansão do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e iniciativas de residência e incubação, promovendo inclusão regional.

Também estão previstas a implantação de mecanismos permanentes de avaliação e transparência através da Rede de Inovação, o desenvolvimento de soluções tecnológicas em ambiente real para arranjos produtivos e gestão pública e o estímulo e formação de talentos locais.

O objetivo, de acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Inovação, Walter Andrade, é consolidar Sergipe como um estado inovador com reconhecimento regional. “Essa série de ações divulgadas hoje visam promover resultados visíveis em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destacando Sergipe nos rankings regionais e nacionais de Inovação, fortalecendo nossa imagem, atraindo mais startups e promovendo mais inovação social, economia criativa e a cultura digital”, reforçou. 

Construção da Agenda

A Agenda Estratégica de Inovação é construída desde 2024, a partir da recriação da Seplan e da definição da pasta como órgão central de Inovação do Estado de Sergipe. Com a regulamentação da Lei de Inovação, a Seplan passou a discutir o tema junto ao próprio Estado e ao ecossistema local e parceiros com a realização do 1º Seminário de Inovação. O evento reuniu especialistas e instituições para tratar sobre inovação nas empresas e novos negócios, compras públicas de inovação, governança, transformação digital do Estado e municípios, industrialização e energia, educação e inovação social, tecnologia em saúde e desenvolvimento rural.

O representante do Tiradentes Innovation Center, Domingos Machado, que integra o Grupo de Trabalho de Inovação, avaliou como positiva a construção participativa da Agenda. “De uma forma muito colaborativa, escutando todos os ambientes de inovação, agentes de inovação, o Governo do Estado vem cumprindo o que fala de trazer a inovação como uma estratégia de governo, para o bem de Sergipe e de todo o nosso ecossistema de inovação”, pontuou.