Gararu lidera em taxa de nalfabetismo
Tomando por base dados do IBGE em 2023, matéria jornalística veiculada em telejornal da TV Atalaia, em Sergipe, nesta semana, a reportagem destacou um tema alarmante: o elevado índice de analfabetismo no município de Gararu. Segundo a reportagem, o município apresenta uma taxa absurda de analfabetismo, chegando a 27%. Esse é o maior índice de analfabetismo entre os municípios de Sergipe.
A situação descrita na matéria reflete a realidade preocupante da educação em Gararu e levanta questionamentos sobre a gestão da prefeita Zete de Janjão. A administração da atual prefeita, que recebe recursos para oferecer o ensino integral, não tem realizado tal oferta. Além disso, é fato que os estudantes são colocados em salas superlotadas e improvisadas, inclusive em garagens.
Esses dados são estarrecedores e evidenciam a ineficiência da gestão municipal em garantir uma educação de qualidade para a população de Gararu. O alto índice de analfabetismo é um reflexo direto das falhas na administração pública e na falta de priorização da educação.
É importante ressaltar que a educação é um direito fundamental de todos os cidadãos e a sua negligência compromete não apenas o desenvolvimento individual, mas também o progresso social e econômico de uma comunidade.
É com esse tipo de serviço público, que vem comprometendo o futuro de Gararu, que a prefeita Zete de Janjão diz gostar do povo pobre da sua terra?