Fábio Mitidieri e Márcio Macedo acompanham ministro da Educação em anúncio de investimentos em creches e escolas em Sergipe

Sergipe foi, nesta terça-feira (8), o centro de importantes anúncios para a educação pública. O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no estado acompanhado do governador Fábio Mitidieri e do ministro sergipano da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, para autorizar a construção de 10 creches e duas escolas estaduais. A solenidade, realizada no Centro de Excelência John Kennedy, em Aracaju, também marcou o aniversário de um ano do programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes do ensino médio em situação de vulnerabilidade.
A relação institucional entre o Governo Federal e os estados, orientada pelo presidente Lula e articulada nacionalmente pela Secretaria-Geral da Presidência, tem gerado resultados expressivos em todo o país — e Sergipe desponta como um dos maiores beneficiados. À frente dessa articulação, o ministro Márcio Macedo tem utilizado sua proximidade com o presidente para assegurar uma fatia importante de recursos para diversas áreas do estado. “Estamos construindo um novo tempo para Sergipe, com parcerias que trazem desenvolvimento e dignidade ao nosso povo”, afirmou Márcio, destacando o papel da educação como eixo estruturante das políticas públicas.
Camilo Santana reforçou que os investimentos em creches e escolas fazem parte da retomada das políticas educacionais estruturantes do MEC, com foco na ampliação do acesso à pré-escola e na oferta de tempo integral. As novas creches, todas do tipo 1, terão capacidade para 216 crianças e serão executadas diretamente pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O ministro também elogiou a qualidade da rede estadual sergipana e o comprometimento do governo local com os avanços na educação.
O governador Fábio Mitidieri comemorou os investimentos e ressaltou o bom momento da educação em Sergipe. Segundo ele, o estado entrega uma nova escola a cada 12 dias e avança na climatização das unidades. “Temos construído, com o apoio do Governo Federal, um modelo de educação eficiente, moderno e comprometido com o futuro das nossas crianças e jovens”, pontuou. Ele também enfatizou a importância do programa Ameei, que está ampliando o acesso à educação infantil em todo o estado.
Além das creches e escolas, o evento consolidou o programa Estudante Monitor, que beneficia seis mil alunos com bolsas de R$ 439, e destacou as 67 obras educacionais realizadas desde o início da gestão estadual. A visita dos ministros reforça o alinhamento entre os governos federal e estadual em prol da inclusão, do desenvolvimento humano e da valorização da educação como política central de transformação social.
A solenidade demonstrou não apenas o volume de recursos mobilizados, mas também a capacidade de articulação política do ministro Márcio Macedo, que vem se destacando como elo fundamental entre o Palácio do Planalto e os estados. Em Sergipe, sua atuação tem sido decisiva para destravar projetos e garantir investimentos em diversas áreas, com destaque especial para a educação. Essa atuação reforça o papel estratégico da Secretaria-Geral da Presidência na coordenação federativa e na concretização das prioridades do Governo Lula.
