Estância celebra o projeto “Educação Não Tem Cor, Tem Consciência” na Escola Senador Júlio Leite

A Escola Municipal Senador Júlio César Leite, em Estância, realizou, nesta quinta-feira, 27, a culminância do projeto “Educação Não Tem Cor, Tem Consciência”, desenvolvido ao longo do segundo semestre com foco nas linguagens artísticas da música, dança e poesia.
A iniciativa mobilizou toda a comunidade escolar, envolvendo estudantes do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que produziram diversas expressões artísticas, incluindo poesias autorais. Uma delas foi apresentada por Ana Júlia, aluna do 8º A, que explicou o processo de criação: “A gente trabalhou essa poesia com a professora de Português, a partir de um poema que tivemos no nosso livro. Esse poema fala sobre os nossos antepassados e sua história. Eu acho que ele mostra como, com o passar do tempo, a gente vai ganhando mais empoderamento e conquistando mais espaço na sociedade”.
Criado pelas professoras Gildete e Guimária e atualmente coordenado por Rita Maciel, o projeto tem como propósito fortalecer a conscientização por meio da arte, encerrando um ciclo de ações culturais na unidade de ensino.
A coordenadora do projeto, professora Rita Maciel, destacou os resultados obtidos pelos estudantes:
“É uma honra conduzir o ‘Educação Não Tem Cor, Tem Consciência’, iniciativa que nasceu do trabalho de Gildete e Guimária. Por meio da música, dança e poesia, incentivamos a expressão e a consciência crítica dos alunos, do 1º ano à EJA, que floresceram em produções autorais. Nosso compromisso é manter viva a chama da criatividade e do diálogo, formando cidadãos responsáveis e respeitosos”, declarou.
Durante o evento, autoridades e profissionais da educação ressaltaram a relevância do trabalho desenvolvido. O secretário municipal de Educação, João Luiz, enfatizou o empenho da equipe pedagógica e o alinhamento com as metas da gestão.
“Parabenizo toda a equipe que idealizou e executa este trabalho com tanta dedicação. Isso reflete o compromisso da gestão do prefeito André Graça em aprimorar o ambiente escolar e elevar o IDEB. Cada avanço conquistado tem como objetivo garantir às nossas crianças e adolescentes um futuro melhor. O esforço conjunto para a conquista do Selo UNICEF mostra que, quando gestão, escolas e comunidade atuam lado a lado, conseguimos fortalecer as políticas públicas para a juventude”, afirmou.
Fonte: SECOM/PME











