Estância adere ao Cidade Empreendedora e fecha parceria com o Sebrae

12/09/2025 às 12:06:43

O prefeito de Estância, André Graça, assinou nesta quinta-feira (11), em Aracaju, o contrato com o Sebrae para implantar o programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca melhorar o ambiente de negócios, fortalecer políticas públicas e ampliar emprego e renda no município.

O anúncio ocorreu durante a apresentação do XIII Prêmio Sebrae — Prefeitura Empreendedora, que reuniu prefeitos, autoridades e secretários municipais. No evento, Estância foi citada como o primeiro município de Sergipe a contratar o Sebrae com foco direto no desenvolvimento local. A parceria posiciona a cidade para atrair investimentos e dinamizar a economia.

O Cidade Empreendedora conecta gestão pública e setor produtivo. Atua por eixos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações adaptadas à realidade de cada município.

“Firmamos a parceria para organizar políticas públicas e destravar processos que travam quem quer empreender em Estância”, disse o prefeito. De acordo o gestor, o programa traz método, metas e apoio técnico para qualificar a gestão, ampliar as compras da Prefeitura junto aos pequenos negócios e gerar trabalho e renda. Ele afirmou que, com a chegada dos consultores, serão alinhadas prioridades e iniciadas as ações. A Sala do Empreendedor será fortalecida e os MEIs (microempreendedores individuais) terão mais acesso a oportunidades pela plataforma Contrata+Brasil.

As frentes previstas incluem:
 

·         simplificação para abrir e manter empresas;

·         fortalecimento da Sala do Empreendedor;

·         educação empreendedora nas escolas;

·         compras públicas com prioridade aos pequenos negócios locais;

·         acesso orientado ao crédito;

·         formação de lideranças e arranjos de governança.

Em Estância, a cooperação com o Sebrae já permite o uso do Contrata+Brasil para contratar pequenos empreendedores. A ferramenta amplia o acesso de MEIs a serviços no setor público e dá previsibilidade de receita.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Estância dá um passo concreto para organizar políticas públicas, destravar processos e ampliar oportunidades. O objetivo é claro: mais emprego, renda e competitividade para a economia local.

A assinatura contou com a presença dos secretários Cláudia Trindade (Governo e Participação Social) e Paulo Dórea (Administração).

Fonte: SECOM