Empresário revela que prefeitura de São Cristóvão não investe nada no transporte público
Na noite da última terça-feira, 07, o empresário Adierson Monteiro, da viação Progresso, esteve participando de sessão especial da Câmara Municipal de São Cristóvão, para falar e discutir sobre a situação difícil que se encontra o transporte público na região metropolitana da grande Aracaju. Esta discussão aconteceu através de proposta idealizada pelo vereador Diego Prado (PSD).
Em sua fala, Adierson revela que nos dias atuais, a prefeitura de São Cristóvão não investe um centavo sequer no transporte público que atende a milhares de habitantes da localidade. Logicamente, como os empresários do setor transportam gratuitamente passageiros portadores de necessidades especiais, essa demanda tem um custo operacional e, infelizmente, a gestão Marcos Santana é incapaz de empenhar-se para subsidiar esses valores. Em 2023, foram ofertadas cercas de 253.855 de passagens neste tipo de modalidade de gratuidade, o que corresponde a um custo deficitário de cerca de R$ 1.142.550,00 (uma soma que resolveria atualmente o recorrente atraso na folha de pagamentos da empresa de ônibus).
Enquanto a prefeitura de Aracaju preside o sistema e, também, é a única prefeitura da região interessada em oferecer aporte de recursos para subsidiar o transporte público, a gestão Marcos Santana fecha os olhos para o problema e a sua população sente os efeitos negativos da sua falta de vontade política. Logicamente, se apenas a capital realiza o financiamento público do sistema, cabe unicamente ao prefeito Edvaldo Nogueira o direito de determinar onde os ônibus deverão circular. Ou seja, ao município de São Cristóvão ficaria reservado apenas as sobras dessa estrutura, amargando uma frota sucateada e reduzida.
Adierson Monteiro demonstra preocupação, também, à respeito do processo de licitação do transporte público, que está sendo discutido na grande Aracaju, uma vez que por enquanto a prefeitura de São Cristóvão ainda não vem apresentando nenhuma proposta para incluir no orçamento para 2025, qualquer valor para ajudar no custeio do serviço. Adierson adverte que seria necessário um aporte de cerca de R$10 milhões por ano, para criar as condições necessárias para a renovação da frota e, principalmente, subsidiar as gratuidades do sistema. Além disso, este seria o cenário ideal para possibilitar a cobrança de uma tarifa com um preço justo.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), apresentou ao consórcio de transporte público da Grande Aracaju, formado pelas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, o incentivo da isenção de ICMS sobre empresas que operam no transporte público, garantindo a compra de óleo diesel diretamente nas distribuidoras, através de uma economia que pode chegar a quase R$ 10 milhões de reais por ano. Essa margem vai favorecer a aquisição de novos veículos, e melhorar a qualidade do transporte público na região metropolitana.
Recentemente, o senador Alessandro Vieira (MDB), destinou uma emenda parlamentar no valor de 5 milhões de reais, para investir no transporte público em São Cristóvão.
Infelizmente, essa não tem sido a preocupação da atual gestão de São Cristóvão, que nos últimos 8 anos tem sido marcada pela omissão e transferência de suas responsabilidades para Aracaju e empresas privadas.
Ao optar por promover uma guerra política com outras cidades, ao invés de enfrentar os problemas de frente, o prefeito Marcos Santana demonstra não possuir sensibilidade capaz de cuidar da qualidade do transporte público do seu município, tentando enganar a população através da apresentação de soluções tardias.