Eduardo Amorim defende criação da Cidade da Saúde para ampliar e integrar assistência médica em Sergipe

15/06/2026 às 15:33:41

Especialista em dor e atento às necessidades da população, o médico anestesiologista do SUS e pré-candidato ao Senado, Eduardo Amorim (Republicanos), sempre foi um defensor da criação do Hospital do Câncer, hoje uma realidade em Sergipe. Agora, ele apresenta uma nova proposta para fortalecer a rede pública de atendimento no estado: a implantação da Cidade da Saúde, um complexo multidisciplinar voltado à integração de serviços e à ampliação do acesso da população aos cuidados médicos.

“Há mais de três décadas vivencio diariamente o sistema de saúde. Entre o período de estudos, qualificações e a atuação profissional, são muitos anos acumulando experiências e compreendendo, na prática, os desafios que impactam a vida das pessoas. Desde 2014, venho destacando a importância de Sergipe se tornar pioneiro no país com a construção de uma Cidade da Saúde, uma medida estratégica para qualificar o Sistema Único de Saúde”, defende Eduardo Amorim.

Segundo o pré-candidato, a proposta consiste na construção, nas proximidades do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), de um complexo formado por um Centro de Diagnóstico por Imagem, um Hospital de Clínicas, um Centro de Reabilitação Ortopédica e o Hospital do Servidor. Integrados ao HUSE, ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e ao Hospital do Câncer, esses equipamentos ampliariam a capacidade de atendimento e a oferta de serviços especializados à população.

Outro diferencial do projeto seria a integração com o Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), além da facilidade de acesso por táxis e serviços de transporte por aplicativo.

“Nós temos o Hospital de Urgências, construído por João Alves Filho, e temos o Hospital do Câncer, que foi fruto de uma luta que abraçamos. Poderíamos reunir, naquele mesmo local, todo esse complexo de saúde. O mais interessante é que todos os equipamentos estariam conectados ao terminal rodoviário, facilitando ainda mais o atendimento para milhares de sergipanos que vivem fora da Grande Aracaju”, destaca.

Eduardo Amorim ressalta que a implantação da Cidade da Saúde exige planejamento de longo prazo, investimentos contínuos e compromisso do poder público.

“Entendo que se trata de um projeto de grande porte, que demanda tempo para ser construído e colocado em funcionamento. Mas é preciso pensar no futuro. Não podemos adiar o cuidado com as pessoas nem a melhoria dos serviços de prevenção, urgência, emergência e reabilitação. Apresentei essa ideia ainda em 2014 e continuo acreditando que ela pode transformar a assistência à saúde em Sergipe, beneficiando toda a população”, conclui.


Fonte: Assessoria de Comunicação