Daniel Costa destaca avanços da OAB que fortalecem a advocacia sergipana
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe(OAB/SE), Danniel Costa, em entrevista concedida à Liberdade 100.3 FM, na tarde desta sexta-feira, 5, discorreu sobre as ações da Ordem e destacou a valorização, o fortalecimento e o protagonismo da advocacia como o foco de sua gestão.
“Nossa instituição vem cumprindo o propósito que apresentou para a sociedade sergipana, em 2021, que era colocar a própria advocacia no plano de destaque, centrando as suas ações pra valorizar, fortalecer, colaborar decisivamente com a sua atuação”, defendeu.
Dentro desta perspectiva, o presidente citou o Projeto de Interiorização desenvolvido pela Ordem, que engloba a criação dos escritórios compartilhados. Hoje, os coworkings funcionam em Aracaju, Glória, Propriá e estão sendo implantados em Tobias Barreto, Itabaianinha, ainda este ano em Lagarto e Estância.
“São escritórios com toda uma estrutura, salas de atendimento, estações de trabalho, salas para videoconferência. Tudo o que um escritório de advocacia necessita nós fornecemos para a advocacia sergipana”, contou.
Outra conquista citada pelo presidente em prol das advogadas e advogados sergipanos foi a regulamentação da advocacia dativa, consolidada nesta semana com a publicação da lista final de todos os habilitados para exercer a profissão.
A advocacia dativa oferece assessoria jurídica gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos para custear causas em tramitação no Poder Judiciário.
“Era um sistema que não agradava a ninguém. Grandes filas, o advogado enfrentava sol e chuva. Antigamente existiam muitos questionamentos sobre as listas que os magistrados seguiam. Agora, o sistema é mais democrático, é mais acessível e com certeza vai dar mais oportunidades não só pra quem tinha acesso àquelas listas antigas, mas agora de uma forma universal todo e qualquer colega vai poder participar”, destacou Costa.