Codevasf investe R$ 1,2 milhão na urbanização de açude em Moita Bonita (SE)

12/02/2026 às 14:37:14

Os cerca de 11 mil moradores de Moita Bonita, no agreste sergipano, passaram a contar com um novo espaço de lazer, convivência e geração de renda após investimento de R$ 1,2 milhão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos foram aplicados na construção de um espaço multiatividades e na reurbanização do açude do povoado Candeias.

A obra, entregue em 2025, foi executada pela Prefeitura de Moita Bonita por meio de convênio com a 4ª Superintendência Regional da Codevasf, com recursos oriundos de emenda parlamentar. Além de beneficiar diretamente a população local, o novo equipamento público tem impulsionado o potencial turístico da região, atraindo visitantes de municípios vizinhos, como Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis e Malhador.

Atualmente, a economia de Moita Bonita é baseada na agricultura familiar, tendo a batata-doce como principal produto. A criação de um espaço estruturado para eventos e lazer busca diversificar as fontes de renda do município e fomentar o comércio local.

Os moradores relatam melhorias significativas na qualidade de vida após a intervenção. Lúcia Alves, 62 anos, residente no povoado Candeias há mais de 30 anos, afirmou que “antes dessa obra aqui era puro mato, mau cheiro, esgoto a céu aberto e muito lixo espalhado. Agora está essa maravilha. Faço caminhada no final da tarde e vejo muitas crianças indo brincar no parquinho”.

Mudanças

O morador Augusto Santos, 60 anos, que sempre viveu na localidade, também destacou as mudanças. “Antes, até capivara aparecia. Hoje é um espaço de lazer. No fim de semana, vou com a família comer espetinho. Tornou-se uma atração para a gente”, relatou.

O gerente regional de Infraestrutura da Codevasf em Sergipe, Paulo Machado, também destacou os benefícios da intervenção. Segundo ele, antes da urbanização, a área não recebia os cuidados necessários, e a obra trouxe melhorias significativas. “O convênio facilitou a execução da ação, uma vez que a gestão orçamentária tornou o processo mais ágil e eficiente”, explicou o gerente responsável pela fiscalização do convênio.

A obra reforça o papel da Codevasf no desenvolvimento regional, promovendo infraestrutura urbana que vai além do fomento agrícola, impactando diretamente o bem-estar social da população. No ano passado, três municípios foram contemplados com equipamentos públicos implantados por meio de convênio com a Codevasf em Sergipe, sendo eles Moita Bonita, Santana do São Francisco e Riachão do Dantas.