Brasil terá quinta dose contra poliomielite no calendário infantil

25/06/2026 às 18:02:37
Foto: Erasmo Salomão/MS

A ampliação do esquema vacinal contra a poliomielite foi anunciada pelo Ministério da Saúde e começará a valer a partir de 3 de agosto em todo o Brasil. A mudança inclui uma segunda dose de reforço da vacina inativada poliomielite (VIP) para crianças aos 4 anos de idade, com o objetivo de ampliar a proteção individual e reforçar a imunidade coletiva contra o vírus que provoca a doença.

Com a alteração no Calendário Nacional de Vacinação, o esquema completo contra a pólio passará a contar com cinco doses da vacina injetável oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o cronograma prevê três aplicações nos primeiros meses de vida e um reforço aos 15 meses.

A nova dose será aplicada após o esquema básico, realizado aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguido do primeiro reforço aos 15 meses. Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão do segundo reforço busca manter níveis elevados de proteção da população infantil e evitar o risco de reintrodução do poliovírus no país.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e mantém, desde 1994, a certificação internacional de área livre da circulação do vírus. Apesar do cenário considerado controlado, autoridades sanitárias alertam que a doença continua circulando em algumas regiões do mundo, o que mantém o risco de novos casos importados.

Atualmente, apenas Paquistão e Afeganistão ainda registram transmissão endêmica da poliomielite. Além disso, organismos internacionais de saúde têm demonstrado preocupação com o aumento de casos relacionados a variantes do vírus em países que apresentam baixa cobertura vacinal.

A decisão de ampliar o esquema vacinal foi discutida com especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), além de representantes de entidades científicas e gestores estaduais e municipais da área da saúde. O grupo avaliou estratégias para fortalecer a prevenção da doença no país.

A mudança acontece menos de dois anos após a substituição definitiva da vacina oral contra a poliomielite, conhecida popularmente como “gotinha”, pela versão injetável. Desde novembro de 2024, todas as doses previstas no calendário infantil passaram a ser aplicadas exclusivamente por meio da vacina inativada poliomielite.

O novo reforço será destinado a crianças menores de cinco anos que já tenham concluído o esquema básico e recebido a dose aplicada aos 15 meses. Crianças com vacinação incompleta também poderão atualizar a caderneta, mediante avaliação individual das equipes de saúde.

Para crianças imunocomprometidas, não haverá alteração no esquema vacinal, já que o segundo reforço com a vacina inativada já era recomendado nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). A vacina contra a poliomielite segue disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país.

Fonte: Fan F1