Turismo movimenta economia local durante a Vila da Páscoa 2025

22/04/2025 às 14:52:22

Desde que a segunda edição foi iniciada no dia 4 de abril, a Vila da Páscoa tem atraído um número crescente de visitantes e turistas. Com isso, tem movimentado significativamente a economia sergipana, mais especificamente em segmentos como hotelaria, bares e restaurantes, que aumentaram o número de empregos temporários, assim como o comércio informal. Os vendedores ambulantes, por exemplo, veem a realização desse evento temático promovido pelo Governo do Estado, que continua até o próximo domingo, dia 27, como uma oportunidade para adquirir renda extra.

“Além de atrair visitantes, a Vila da Páscoa movimenta a cadeia produtiva do turismo, com destaque para as redes hoteleira e de bares e restaurantes, com a geração de empregos temporários, além de promover inclusão social, ao possibilitar ao pequeno empreendedor obter uma renda extra. O evento promove oportunidades para a população e fomenta a economia local ao possibilitar que todos os envolvidos se beneficiem, especialmente os vendedores ambulantes”, considera o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco, a Vila da Páscoa, nesta segunda edição, se mostrou fundamental para a movimentação hoteleira na região, registrando acima de 92% de taxa de ocupação durante o período da Páscoa. “Este evento não apenas atrai visitantes e turistas, mas também reforça a importância de iniciativas que valorizam as nossas tradições. O sucesso da Vila da Páscoa destaca o potencial do turismo e a capacidade de promover experiências para os turistas. O Governo de Sergipe e todos os envolvidos estão de parabéns! Estamos ansiosos para futuras edições que continuarão a fortalecer nossa economia e a imagem do nosso destino”, afirma.

Bares e restaurantes também sentem o reflexo positivo da movimentação turística. Com isso, alguns estabelecimentos reforçaram as equipes para dar conta da demanda. O supervisor do Restaurante Maria Farinha, David Remígio, por exemplo, explica que, para o feriado da Páscoa – de sexta, 18, a segunda-feira, 21 –, foram contratados mais um cozinheiro e dois auxiliares de cozinha, e a equipe de salão esteve completa todos os dias. “O movimento tem sido bom e, com a realização da Vila da Páscoa, posso dizer que 70% dos nossos clientes são turistas que estão prestigiando o evento. Por isso, para atender à demanda ampliamos nossa equipe com profissionais capacitados, garantindo um atendimento ainda mais ágil e acolhedor”, frisa.

 Economia informal

A Vila da Páscoa, que faz parte do Calendário de Eventos de Sergipe, além de fortalecer a cadeia produtiva do turismo como principal atrativo nessa época, vai além do simples entretenimento. De fato, ele também estimula o desenvolvimento econômico ao oportunizar uma fonte de renda a mais para quem sobrevive da economia informal. É o caso da vendedora ambulante Vicença Maria Ferreira. Assim como no ano passado, este ano, ela está comercializando pipocas doces e salgadas, maçã do amor, água mineral e refrigerantes. “A Vila da Páscoa é uma boa chance para quem trabalha como ambulante. O movimento está bom todos os dias”, comemora.

Viviane Araújo, que é vendedora ambulante de churros em festas públicas, disse que é o primeiro ano que participa da Vila da Páscoa. Afirma que está aproveitando a movimentação durante todos os dias do evento para reforçar a renda. “Além dos churros, também trouxe doces e brinquedinhos para vender, e, desde o primeiro dia, está dado certo”, declara.

Já Ricardo Melo há mais de 30 anos sobrevive da economia informal, vendendo brinquedos. Durante a Vila da Páscoa, além de bichinhos de pelúcias e tiaras com orelhinhas de coelho, a linha de produtos dele também conta com artefatos de LED que brilham no escuro, balões coloridos, entre outros, o que, segundo o vendedor, as crianças adoram. “Aqui tem um clima especial. Todo mundo fica encantado, principalmente as crianças, e os pais acabam comprando”, celebra.

Vila da Páscoa 

A Vila da Páscoa 2025 acontece diariamente até o dia 27 de abril, das 17h às 22h, na Orla da Atalaia, e é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e secretarias de Estado da Comunicação (Secom), da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O evento conta com apoio da Netiz, Energisa e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

 

Fonte: SECOM Governo de Sergipe