Fundador do Colégio Arquidiocesano, Monsenhor Carvalho segue internado em Aracaju

29/03/2025 às 16:04:35

O monsenhor José Carvalho de Souza, fundador e ex-diretor do Colégio Arquidiocesano e da Rádio Cultura, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju. Aos 98 anos, ele recebe tratamento para uma infecção respiratória, conforme informações divulgadas neste sábado (29).

Em nota, o hospital esclareceu que o religioso deu entrada na sexta-feira (28) e segue sedado, sem previsão de alta. A Arquidiocese de Aracaju informou que monsenhor Carvalho está afastado de suas funções desde 2012, quando também deixou a direção do Colégio Arquidiocesano.

Natural de Lagarto, onde nasceu em 24 de novembro de 1926, monsenhor Carvalho foi ordenado sacerdote em 2 de dezembro de 1956 por dom Fernando Gomes. Seu lema sacerdotal é inspirado na primeira carta de São Paulo aos Coríntios: “É necessário que Cristo reine (1Cor 15,25)”.

Formado em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba e em Teologia pelo Seminário Central Imaculada Conceição do Rio Grande do Sul, ele é membro titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo e ocupa a cadeira número 10 da Academia Lagartense de Letras, cujo patrono é monsenhor João Batista de Carvalho Daltro. É também autor do livro “Presença Participativa da Igreja Católica na História dos 150 anos de Aracaju”.