Força de Gustinho Ribeiro barra tentativa de comando de Valmir no Republicanos, e líder itabaianense termina no menos expressivo Podemos

03/11/2025 às 09:34:57

A confirmação do novo comando do Podemos em Sergipe, entregue ao atual prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, encerra uma intensa disputa política que expôs a força e o prestígio do deputado federal Gustinho Ribeiro na direção nacional do Republicanos. O movimento também redefine os rumos do líder itabaianense, que buscava uma sigla robusta para pavimentar um projeto político estadual em 2026, mas acabou tendo que se contentar com um partido de menor expressão.

Valmir tentou, até o último momento, assumir o comando do Republicanos em Sergipe — legenda considerada seu “sonho de consumo” e prioridade máxima no processo de saída do PL. Contudo, a resistência do deputado Gustinho Ribeiro, respaldado pela direção nacional do partido e por nomes de peso como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, frustrou as articulações encabeçadas por Ícaro de Valmir e Thiago de Joaldo, aliados diretos do líder itabaianense.

A manutenção do comando do Republicanos em Sergipe por Gustinho Ribeiro simboliza não apenas uma vitória interna, mas também a consolidação de sua força política no cenário estadual e nacional. O parlamentar lagartense já havia mostrado sua capacidade de articulação nas eleições anteriores, quando o partido elegeu três deputadas estaduais e quase conquistou duas cadeiras na Câmara Federal.

Para 2026, as movimentações lideradas por Gustinho indicam um crescimento ainda maior do Republicanos em Sergipe, com a formação de chapas competitivas e nomes de grande expressão já alinhados nos bastidores.

Os que apostavam numa eventual fragilização de Gustinho Ribeiro acabaram frustrados. O jovem deputado resistiu às pressões de dois colegas federais e ao peso político de Valmir de Francisquinho — que, mesmo inelegível, foi o candidato a governador mais votado no primeiro turno das eleições de 2022 —, reafirmando-se como uma das figuras mais influentes da nova geração da política sergipana.