Cem dias de gestão em Socorro: planejamento e entregas marcam o início da administração

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro completa 100 dias da nova gestão marcados por desafios superados e importantes avanços. Com um novo modelo de planejamento e monitoramento de ações, a administração municipal estruturou processos internos, zerou filas históricas na educação e assistência social e avançou na retomada de obras paralisadas há anos.
Desde o início da gestão, um dos principais esforços foi a criação de uma cultura de planejamento na administração pública, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, do Orçamento e da Transformação Digital (Sepland), algo inédito no município. Segundo o prefeito Samuel Carvalho, não se tratava apenas de definir metas, mas de estruturar um sistema para medir o impacto das ações.
“Logo quando chegamos, precisamos organizar a casa. Encontramos a Prefeitura totalmente desorganizada, tivemos dificuldades para acessar algumas informações e esbarramos em diversos desafios. Mas estávamos determinados a deixar esse cenário para trás, nosso objetivo, desde o primeiro dia, foi o de fazer uma gestão organizada, planejada e transparente. Antes mesmo de assumirmos, fizemos uma sequência de reuniões com os secretários, para definir as metas de cada secretaria, mapear o que faríamos e as nossas ações, principalmente dos primeiros 100 dias”, explicou o prefeito.
A secretária da Sepland, Camila Godinho, ressaltou a importância dessa cultura ser iniciada no município, planejando não apenas ações, mas desenvolvendo medidores para identificar a qualidade do que vem sendo entregue. “O planejamento é vital para que a gente consiga ter uma cidade para as pessoas. O principal é trazer isso que tá no ideário dos sonhos e concretizar em ações que sejam medidas e que possam ser validadas pela própria população. O nosso primeiro planejamento foi criado a partir da escuta da população, logo é vital que haja essa estruturação e feedback da população sobre o que entregamos”, admitiu.
Avanços e desafios
Para que fosse possível mensurar os avanços, nos primeiros dias de gestão cada secretário apontou um ponto focal, que direcionou o planejamento da pasta. “É algo que é também totalmente novo, importante e essa é uma rede que a gente não vai só para dar informação, não é só para trazer monitoramento. É uma rede de aprendizagem de implantação dessa cultura. Então, toda essa cultura de planejamento a gente vai fazer através dessas pessoas que são esses pontos focais nessas secretarias, que vão estar em diálogo constante com o nosso time”, admitiu Camila.
Dentre as conquistas desses primeiros três meses, a Infraestrutura se destaca. Na Infraestrutura, ciclovias foram recuperados e 96% das obras paradas foram retomadas. Um exemplo é a obra retomada no bairro Novo Horizonte, que estava paralisada há mais de mil dias. Além disso, o setor de limpeza urbana removeu toneladas de lixo e reorganizou o recolhimento de animais soltos nas vias públicas.
Na Educação, a fila por vagas em creches e escolas foi diminuída, um problema que já chegou a atingir 3 mil crianças. Para atender essa demanda, cinco novos anexos escolares já foram criados.
É importante frisar também que seguimos tendo muitos desafios como a demanda a ser corrigida na Saúde, a qual foi herdada da última gestão, por outro lado, a regularização do estoque de medicamentos foi conquistada pela pasta, além da disponibilidade de insumos para atender a população.
No campo da gestão pública, mais de 60 processos licitatórios foram realizados para garantir a regularização de serviços. A equipe também se dedicou à organização do quadro de servidores, corrigindo falhas que envolviam férias irregulares e cadastros incompletos. Houve a regularização do CadÚnico no município, zerando a demanda reprimida de pessoas que precisavam de atualização, além do avanço do Habita Socorro e a certificação da Capacidade de Pagamento (Capag), recebendo a nota B, tornando a administração ainda mais transparente e ética.
“Estamos caminhando de acordo com o planejado, vendo a nossa gestão avançar nas mais diversas pastas. É possível ver melhorias na saúde, educação, infraestrutura, assistência, enfim, em todas as áreas. Foram diversas conquistas nestes 100 dias, alcançamos o Capag B, retomando a credibilidade financeira do município, revitalizamos cinco anexos escolares, aumentando o número de vagas, e ampliamos as consultas e exames da saúde, tudo em 100 dias de muito trabalho” , destacou Samuel Carvalho.
Planejamento futuro
Com o balanço dos primeiros 100 dias concluído, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro agora inicia o planejamento para os próximos meses e já projeta ações específicas para cada área, com muitas novidades, firmadas com base na escuta popular. A expectativa é consolidar ainda mais essa nova cultura de gestão, garantindo transparência, eficiência e mais qualidade de vida para a população.
“Ainda temos um caminho a percorrer. Ter essa consciência faz com que a gente consiga fazer uma entrega ainda mais eficiente e com muita cautela, porque estamos trabalhando com base em dados e evidências. A nossa missão é promover a transformação de Socorro. A cidade tem muitos potenciais: a maior produtora de camarão do estado e estratégico polo logístico e industrial. É importante apontar que os secretários já estão alinhados e trabalhando de forma colaborativa, agora é hora de convidar o povo. É preciso resgatar o amor de ser socorrense e que somos todos co-responsáveis por cuidar dessa cidade”, assumiu Godinho.
