Alinhada com o Presidente Lula, a postura de Márcio Macedo faz bem a Sergipe.
A postura inicial do ministro sergipano, Márcio Macedo (PT), vem sinalizando para uma atração de grandes investimentos para Sergipe.
Seguindo um receituário direcionado pelo Presidente Lula (PT), o atual Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República vem se comportando com espírito republicano na relação direta com todos os representantes eleitos pelo povo.
Alguns petistas de primeira hora, podem até não compreender o porque MM vem oportunizando tanta atenção a adversários locais, mas cremos que isso tem sido feito em consonância com a visão adotada pelo Presidente da República, em todo país.
O próprio Lula sempre deixou claro, desde a disputa eleitoral de 2022, que iria governar negociando com os parlamentares e governadores que fossem eleitos nas urnas, independente de quais partidos estes fizessem parte.
Por isso, em um formato de presidencialismo que possui um certo viés parlamentarista, como é o modelo brasileiro, é natural que todos os governos, inevitavelmente, se tornem um corpo plural de coalizão política. Desta feita, a postura do Ministro Márcio atende a esta necessidade pragmática.
Além disto, quando Macedo realiza uma política de boa relação com o governador Fábio Mitidieri (PSD), Sergipe é quem ganha, uma vez que o nosso pequenino Estado já está amealhando importantes recursos federais, através desta relação bem alinhada entre nossos representantes.
A atitude ampla de MM, ao invés de ser objeto de críticas de alguns setores, deveria ser elogiada e copiada por agentes políticos que ainda insistem em tentar pautar uma oposição raivosa e atrasada.
Os recursos vultosos anunciados através do novo PAC do governo federal para Sergipe, confirmam também o elevado prestígio do ministro junto ao Presidente da República. Nosso estado foi agraciado com uma das maiores somas de recursos do Brasil, com cerca de R$ 136,6 bilhões para o investimentos em obras e serviços.
Fazem parte deste pacote anunciado, a duplicação da BR-101 - Sul e Norte; o gasoduto do Projeto Sergipe Águas Profundas e moradias do Minha Casa Minha Vida.
Teremos também recursos divididos nestes eixos:
Cidades: urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais;
Saúde: UBSs, policlínicas e maternidades
Educação: creches, escolas e ônibus escolares.
Cultura: CEUS da cultura e projetos de patrimônio histórico.
Esportes: espaços esportivos comunitários.
Diante de tais motivos, a atuação do ministro Márcio Macedo (PT) tem feito muito bem a Sergipe e, também, ao governo Lula.
Por: Flavão Fraga - Jornalista.